ÓPERA LÍRICA DE CHICAGO USA O AXIENT® DIGITAL NA OBRA JESUS CHRIST SUPERSTAR

A premiada recriação da emblemática ópera rock da Broadway marca a estreia teatral do Microtransmissor de Corpo ADX1M da Shure

NILES, Illinois, 14 de junho de 2018 — A primeira produção norte-americana da aclamada recriação londrina de 2016 da obra Jesus Cristo Superstar foi apresentada em uma temporada de quatro semanas na Ópera Lírica de Chicago. Anunciada como o musical anual de primavera da Ópera Lírica, a ambiciosa montagem da ópera rock de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice contou com um elenco repleto de estrelas apoiado por um coro operístico e uma banda de rock de seis integrantes, o que exigiu 74 canais de microfones sem fio.

Nick Lidster, projetista de som da equipe de criação da Autograph que realizou a montagem do espetáculo recriado no Regent’s Park de Londres, trabalhou com o engenheiro sênior Peter Wiejaczka da OSA International para possibilitar a apresentação de um musical de rock no desafiador ambiente acústico da Ópera Lírica. Eles optaram por usar o Axient® Digital da Shure como o principal sistema sem fio da produção.

“Esta produção representou um avanço muito importante em relação ao espetáculo que realizamos em Londres, já que passamos de um elenco de 27 pessoas para a necessidade de mais de 50 microfones sem fio”, comenta Lidster. “Adoramos a oportunidade de trabalhar com o mais recente produto da Shure — o Axient Digital — e contar até mesmo com o suporte de fábrica aqui em sua cidade natal de Chicago.”

Para a obra Jesus Cristo Superstar, a Ópera Lírica utilizou um total de 56 canais de Axient Digital e 18 canais de UHF-R®. Com exceção de oito unidades, todos os transmissores eram modelos de corpo. Um detalhe digno de nota foi a inclusão dos Microtransmissores de Corpo ADX1M, importantes por sua antena interna adaptável que otimiza automaticamente a saída de radiofrequência quando o equipamento é utilizado contra o corpo. Além disso, os transmissores ADX permitem aproveitar os recursos de diversidade de frequência e controle remoto ShowLink® do Axient Digital. Ainda alguns meses antes do lançamento geral, a Shure disponibilizou ao espetáculo 12 unidades de produção beta para teste.

Stephanie Farina, técnica de teatro que atua em Chicago e trabalhou como assistente de áudio da produção, ficou bastante impressionada. “Ajuda muito o fato de o sistema ser digital, já que é possível unir mais frequências sem intermodulação”, ela observa. “Tivemos um pouco de trabalho para posicionar as antenas com criatividade e obter cobertura total com um conjunto robusto em um espaço tão grande, mas depois que conseguimos, utilizamos o software Wireless Workbench® ao lado de alguns métodos convencionais e chegamos a um sólido plano de frequências que incluiu 16 frequências de reserva. Nada mal para um evento em pleno centro de Chicago!”

Farina também ficou responsável por microfonar os artistas, tarefa em que o ADX1M causou uma ótima impressão. “Como o modelo não possui nenhuma antena externa, confesso que duvidei um pouco do desempenho do ADX no início, mas todas as unidades funcionaram perfeitamente para nós”, continua. “Eu adoro o fato de o conector do microfone estar embutido. Por ser pequeno, elegante e ter cantos arredondados, o modelo facilita muito o meu trabalho com o figurino, e os atores adoraram.”

Nick Lidster também gostou muito do resultado. “Com os microtransmissores Axient Digital instalados no corpo dos artistas de destaque, os transmissores convencionais AD1 utilizados para o restante do elenco principal e oito microfones de mão, tivemos 54 canais de microfone em atividade simultânea. E tudo funcionou de modo impecável desde o momento em que subimos o volume no primeiro dia. Ficamos totalmente satisfeitos”, ele conta.

Outro equipamento utilizado foi o novo Ponto de Acesso Axient Digital AD610, o que possibilitou aplicar a gestão remota ShowLink do sistema aos Microtransmissores ADX1M. Esse recurso permite que o técnico de som monitore e altere todas as funções dos transmissores de forma remota e em tempo real. E o que é ainda melhor, o sistema é capaz de detectar e evitar interferências, utilizando o ShowLink juntamente com o Gerenciador de Espectro AXT600 para obter ainda mais segurança de que todo o espetáculo ocorrerá conforme planejado.

“Os microtransmissores possuem vários pequenos detalhes que facilitam muito o meu trabalho”, destaca Farina. “Gosto do fato de os botões estarem todos posicionados nas partes superior e inferior do equipamento, e de não haver nenhuma antena para esconder. E como esse modelo é pequeno, fino e arredondado, pode ser instalado praticamente em qualquer lugar. Funcionalidades como controle remoto, trava de alimentação e exibição exata do tempo restante das baterias recarregáveis são excelentes, e tudo funcionou de maneira muito confiável.”

Para o projetista de som Nick Lidster, o Axient Digital provou ser digno de uma aplicação extremamente complexa. “Trabalhar em associação com a Shure e a OSA International nesse espetáculo específico foi de valor incalculável”, ele comenta. “Jesus Cristo Superstar requer uma estética rock and roll, e precisávamos levar muita tecnologia a um espaço de ópera bastante tradicional para que isso fosse possível. Com o Axient Digital, sinto que a Shure está escutando a opinião de projetistas de som de teatros e desenvolvendo produtos realmente direcionados às nossas necessidades específicas.”

Com o sucesso dessa grande produção, a Ópera Lírica de Chicago adicionará a seu sistema de som permanente 48 canais de receptores Axient Digital com transmissores ADX, Pontos de Acesso ShowLink e baterias recarregáveis da Shure com estações de recarga em rack.

Fundada em 1925, a Shure Incorporated (www.shurebrasil.com) é amplamente reconhecida como a maior fabricante mundial de microfones e produtos eletrônicos de áudio. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu diversos produtos de áudio profissional e para o público em geral que se tornaram referência de mercado por seu grande desempenho, confiabilidade e eficiência. A diversificada linha de ofertas da Shure inclui produtos de categoria internacional, como microfones com fio, sistemas de microfone sem fio, sistemas de monitoramento pessoal intra-auricular, sistemas de conferência e discussão, sistemas de áudio em rede e premiados fones de ouvido internos e externos. Hoje, os produtos da empresa são a primeira opção quando o desempenho de áudio é a maior prioridade.

A Shure Incorporated está sediada em Niles, Illinois (EUA), e conta mais de 30 fábricas e escritórios regionais de vendas em diversos países das Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.