Microfones sem fio e monitores pessoais da Shure brilham no 59.º GRAMMY® Awards

Os sistemas de monitoramento pessoal PSM®1000 e os transmissores sem fio Axient® ajudaram a transmitir um sinal de RF claro no Staples Center

Niles, Illinois, 23 de fevereiro de 2017 – A 59.ª apresentação anual do GRAMMY Awards, transmitida ao vivo do Staples Center em Los Angeles, reuniu um conjunto eclético de músicos talentosos para celebrar a indústria musical. Apresentada por James Corden e contando com a presença de estrelas várias vezes premiadas como Adele, Beyoncé e Chance The Rapper, a festa apresentou diversos estilos musicais e talentos inesperados à altura do evento. O áudio da transmissão da CBS para a TV foi mixado e administrado pela Music Mix Mobile, os equipamentos e a experiência de amplificação de palco ficaram a cargo da ATK Audiotek, e a Soundtronics cuidou do sistema de radiofrequência (RF) e coordenação de frequências.

Como sempre, os artistas puderam utilizar os microfones sem fio de sua preferência, uma política da organização Recording Academy que busca deixar os músicos mais à vontade no palco. Para ajudar a garantir que nenhuma interferência atrapalhasse a noite, a equipe de áudio emparelhou transmissores UHF-R® com receptores Axient AXT600 – ambos da Shure – para ter mais opções. Até os microfones do púlpito dos apresentadores eram sem fio, com transmissores UR1 da Shure alocados na parte inferior. Além disso, quase todos os sistemas de monitoramento in-ear utilizados eram do modelo PSM1000 da fabricante de áudio. A mixagem dos monitores ficou por conta de Mike Parker e Tom Pesa. Dave Bellamy da Soundtronics cuidou da coordenação de frequências.

“Em um ambiente de RF tão congestionado, a gente precisava de cada frequência que pudesse usar”, lembra o coordenador de áudio Michael Abbott. “A flexibilidade dos receptores Axient, com sua capacidade de acomodar um conjunto de transmissores Axient e UHF-R personalizados em diferentes faixas, ajudou a oferecer tudo o que era necessário para os artistas que pediram para usar equipamentos da Shure.”

Estiveram entre esses artistas Maren Morris, que conquistou o prêmio de Melhor Performance Solo de Country e cantou em um transmissor UR2 banhado a ouro com a cápsula do clássico SM58®. A combinação do UR2 com o SM58 também foi utilizada por Demi Lovato, Keith Urban, Kelsea Ballerini, Tamela Mann e Kirk Franklin, além dos integrantes do Little Big Town.

Três integrantes do Pentatonix e um do Little Big Town utilizaram a cápsula do KSM9 com os transmissores UR2 da Shure. Já o revolucionário microfone dinâmico de duplo diafragma KSM8 foi utilizado por Tori Kelly, Cynthi Erivo e também na apresentação de William Bell, vencedor do Melhor Álbum de Americana, que dividiu o palco com Gary Clark Jr. Sistemas Axient completos estiveram na apresentação de A Tribe Called Quest, John Legend e Chance The Rapper.

Mas claro que nem todos os microfones do palco eram sem fio. Sturgill Simpson, que levou o prêmio de Melhor Álbum Country, cantou com um microfone 5575LE da Shure, uma edição limitada em comemoração ao 75.º aniversário do clássico modelo 55 Unidyne. Todos os pianos acústicos da transmissão foram microfonados com condensadores BETA 181/C, e vários amplificadores de guitarra contaram com o microfone de fita KSM313 da Shure.

“Eu tenho usado muito os microfones de fita KSM313 ultimamente”, comenta John Harris, técnico de mixagem musical da Music Mix Mobile. “Neste evento, utilizamos esse modelo para os amplificadores de guitarra, já que ele possui uma incrível captação de profundidade.”

No geral, a transmissão do GRAMMY Awards 2017 foi desafiadora como em todo evento ao vivo. Esteve a cargo dessa missão Tom Holmes, técnico de mixagem de produção geral. Dentro dos caminhões da Music Mix Mobile, Eric Schilling e John Harris revesaram no trabalho de mixagem durante toda a apresentação. Dentro do Staples Center, a mixagem do PA ficou sob a responsabilidade de Mikael Stewart da ATK Audiotek, que atuou com o técnico de mixagem musical de PA Ron Reaves.

“A transmissão do GRAMMY Awards é sempre cheia de desafios e surpresas, e este ano não foi diferente”, comenta Cory Lorentz, gerente de relacionamento com artistas da Shure. “Para nós, é sempre uma satisfação ver tantos microfones e sistemas sem fio nossos no palco ajudando que os GRAMMYs possam ser um sucesso diante de uma plateia mundial.”

Fundada em 1925, a Shure Incorporated (www.shurebrasil.com) é amplamente reconhecida como a maior fabricante mundial de microfones e produtos eletrônicos de áudio. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu diversos produtos de áudio profissional e para o público em geral que se tornaram referência de mercado por seu grande desempenho, confiabilidade e eficiência. A linha diversificada de ofertas da Shure inclui produtos de categoria internacional, como microfones com fio, sistemas de microfone sem fio, sistemas de monitoramento pessoal intra-auricular, sistemas de conferência e discussão, sistemas de áudio em rede, premiados earphones e headphones, além de cápsulas para toca-discos da mais alta qualidade. Hoje, os produtos da empresa são a primeira opção quando o desempenho de áudio é a maior prioridade.